No mês de maio, o Gastrocentro da UNICAMP está engajado na campanha Maio Roxo, que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII) e sua prevalência crescente no Brasil. No dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais.
Desde 2021, a Unicamp, por meio do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LabDII), firmou um convênio com a Associação do Leste Mineiro em Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII), para o apoio à pesquisa e divulgação dessas afecções, e assim a Universidade tem se aproximado da sociedade de maneira mais direta. Dessa forma a ALEMDII é a grande parceira na campanha do Maio Roxo no Gastrocentro.
As DII, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, são condições crônicas que afetam o trato gastrointestinal, causando inflamação e danos no tecido intestinal. Essas doenças podem causar sintomas graves, incluindo dor abdominal, diarreia e sangramento retal.
O Gastrocentro da UNICAMP tem sido um líder na pesquisa e tratamento de DII, e a campanha Maio Roxo visa aumentar a conscientização sobre essas condições para ajudar a melhorar o diagnóstico e tratamento.
O Maio Roxo é uma oportunidade para a comunidade acadêmica e a população em geral aprenderem mais sobre as DII e como elas podem afetar a vida das pessoas. É importante que as pessoas saibam como reconhecer os sinais e sintomas das DII e buscar ajuda médica se suspeitarem que possam estar sofrendo com essa condição.
O Gastrocentro da UNICAMP está comprometido em fornecer a melhor atenção aos pacientes com DII, desde o diagnóstico até o tratamento e gerenciamento contínuo. A campanha Maio Roxo é uma oportunidade para destacar a importância da conscientização sobre as DII e para promover um maior entendimento e apoio para aqueles que vivem com essas condições.