Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Destaques Noticia

Maio roxo – mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais

A equipe multidisciplinar do Ambulatório de DII do Gastrocentro e o Laboratório de Investigação em DII (LabDII) do Gastrocentro da Unicamp, alertam para a divulgação dessas doenças no mês de Maio, participando e desenvolvendo diversas ações como palestras em sala de espera e de exposição de banners no Gastrocentro.

O mês de maio é reconhecido internacionalmente como o período de conscientização e alerta para a importância do diagnóstico precoce das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), reforçando a necessidade de informação, identificação dos sinais, sintomas e início oportuno do tratamento.

No dia 21 de maio de 2026, foi realizada uma ação em sala de espera direcionada aos pacientes do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Gastrocentro. O evento foi promovido pela Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de DII em parceria com o Laboratório de Investigação em DII (LabDII), reforçando o compromisso institucional com a promoção da saúde, educação em saúde e cuidado humanizado.

A iniciativa teve como principal objetivo fortalecer a interação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares, promovendo um espaço de diálogo, acolhimento e conscientização sobre o processo saúde-doença. Além disso, buscou sensibilizar os participantes sobre temas relevantes relacionados às Doenças Inflamatórias Intestinais, contribuindo para o autocuidado, adesão ao tratamento e melhoria da qualidade de vida.

A ação em sala de espera sobre Doença Inflamatória Intestinal (DII) representa uma importante estratégia de promoção da saúde, educação e acolhimento aos usuários. Esse momento permite levar informação de forma acessível e humanizada, contribuindo para o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas, adesão ao tratamento e redução de preconceitos relacionados às doenças crônicas intestinais, como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Além de ampliar o conhecimento da população, o evento fortalece o vínculo entre equipe de saúde, pacientes e familiares, criando um espaço de escuta, orientação e troca de experiências. A abordagem em sala de espera também favorece a conscientização sobre a importância do acompanhamento contínuo, da alimentação adequada, do uso correto das medicações e da busca precoce por atendimento diante de sinais de agravamento. Destaca-se ainda que ações educativas como essa têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas com DII, promovendo autonomia, prevenção de complicações e maior compreensão sobre a doença. Dessa forma, o evento vai além da transmissão de informações: ele fortalece o cuidado integral, humanizado e preventivo dentro dos serviços de saúde.

A Prof. Dra. Raquel Franco Leal fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos, convidando os integrantes da equipe multidisciplinar para um bate-papo com os pacientes e familiares presentes.

00

A programação abordou diferentes aspectos relacionados ao cuidado integral do paciente com DII:

• 08h30 – Abertura:
– Apresentação musical com Durval Bertho Neto – “A Música como Ferramenta Terapêutica na Doença Inflamatória Intestinal”

000

– Enfermeira Estomaterapeuta Eliane Santa Cruz Santos –  “Olhar para si: o autocuidado como parte essencial da saúde”

000

• 08h40 às 09h10:
Assistente Social Edilene Cristina Wolf – “Direitos dos pacientes e fluxo/acesso ao atendimento no SUS”

000

• 09h10 às 09h40:

Farmacêutico Samuel Roosevelt Campos dos Reis – “Adesão ao tratamento e deveres do paciente”

000

• 09h40 às 10h10:
Nutricionistas Lucia Elena Velloso Botelho e Jaisa Oliveira Chaves – “Alimentação nas Doenças Inflamatórias Intestinais e leitura de rótulos”

000

• 10h10 às 10h40:
Psicóloga Ana Maria Neder de Almeida – “A importância do seguimento psicológico”

000

Ao final da ação, foi oferecido um coffee break, proporcionando um momento de integração, descontração e troca de experiências entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.

A realização de ações educativas em sala de espera reforça a importância da educação em saúde como ferramenta fundamental para o fortalecimento do cuidado integral, humanizado e multiprofissional, contribuindo para maior conscientização, autonomia e qualidade de vida das pessoas que convivem com as Doenças Inflamatórias Intestinais.Confira algumas fotos do evento:

Texto elaborado por: Enfermeira Estomaterapeuta Eliane Santa Cruz Santos 

Revisão:  Prof. Dra. Raquel Franco Leal

Ir para o topo