No dia 26 de junho de 2025, ocorreu o 29º Encontro de Pacientes do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) no Gastrocentro. O evento, organizado pela Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de DII, Laboratório de Investigação em DII (LabDII) do Gastrocentro e Liga de DII da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, teve início às 8h30 e término às 10h30, proporcionando uma manhã de interação entre pacientes, familiares e profissionais da saúde. O tema abordado foi sobre Qualidade de Vida e Doença Inflamatória Intestinal, reforçando a relevância de iniciativas que tratam desta temática e a reflexão sobre a percepção individual em relação ao bem-estar em diversos aspectos da vida, incluindo o físico, mental, psicológico, social e emocional.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical realizada pelos Professores Fábio Menezes e Tristan Torriani, juntamente com o aluno da pós-graduação do Instituto de Música da Unicamp, Rafael de Mattos Ponce. Essa introdução artística proporcionou um ambiente acolhedor e inspirador para todos os presentes.
A palestra do Prof. Dr. Michel Gardere Camargo, intitulada “Qualidade de Vida e DII” trouxe reflexões sobre o dia a dia sem projetar frustrações em si ou em outras pessoas, a avaliação dos hábitos que desejamos manter e aqueles que gostaríamos de adotar em prol da saúde física e mental, entre muitos outros aspectos.
A Prof. Dra. Raquel Franco Leal e a Prof. Dra. Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono abriram a sessão de perguntas e comentários. A Assistente Social Cristina e a Enfermeira Estomaterapeuta Eliane Santos, representantes da equipe multidisciplinar, expressaram sua gratidão aos pacientes, familiares e colegas pelo apoio e participação. As nutricionistas Karina e Lúcia Botelho ressaltaram a importância de uma alimentação saudável, sendo um investimento em saúde e qualidade de vida, no cuidado do corpo e na promoção do bem-estar, com impactos positivos no tratamento das DIIs.
Para finalizar o evento, oferecemos um coffee break preparado pela equipe de nutrição do Ambulatório de DII, em especial pela nutricionista Lúcia Botelho, proporcionando um momento de interação social e também um novo olhar para a alimentação saudável. Disponibilizamos as receitas dos alimentos preparados para este coffee break tão especial. Por fim, todos os pacientes, familiares e profissionais de saúde da equipe receberam uma lembrancinha: uma borboleta roxa feita por uma artesã da região, utilizando fitas de tecido. Assim como o artesão transforma matérias-primas em produtos cheios de significados e beleza, a equipe multidisciplinar levou este simbolismo para que cada um pudesse ressignificar sua vida, construindo algo melhor na própria saúde e desfrutando de benefícios na área pessoal, profissional e social.
Acreditamos que a informação e o apoio mútuo são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios da DII. Eventos como este reforçam o compromisso em promover a conscientização, desmistificação da doença e oferecerimento de um espaço de acolhimento e troca para a comunidade.
Confira algumas fotos do evento:











